quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Agente etiológico, Hospedeiro Intermediário e Definitivo da Teníase

Agente Etiológico

  • Taenia solium (porco)                         
  • Taenia saginata (boi)           
Na forma larvária causam a teníase. Na forma de ovo a T. saginata desenvolve a cisticercose no bovino, e a T. solium no suíno ou no homem.

Hospedeiro Intermediário: pode ser o porco ou o boi, os quais ingerem alimentos contaminados por fezes. Nas fezes se encontram os ovos (proglótides grávidos). Dentro do intestino do animal, os embriões deixam a proteção dos ovo e perfuram a mucosa intestinal. Pela circulação sanguínea, alcançam os músculos e o fígado do porco, transformando-se em larvas denominadas cisticercos, que apresentam o escólex (estrutura pela qual a tênia se fixa no intestino delgado)  invaginado numa vesícula.

Esquema de escólex na T. solium e T. saginata


Hospedeiro Definitivo: é o homem, pois apresenta em seu intestino a tênia no estado adulto. Quando o homem se alimenta de carne suína crua ou mal cozida contendo estes cisticercos, as vesículas são digeridas, liberando o escólex que se fixa nas paredes intestinais através de ganchos e ventosas.O homem com tais características desenvolve a teníase, isto é, esta com o helminte (animal pertencente ao filo Platyhelminthes, que parasita o homem), sendo, portanto, o hospedeiro definitivo.


Fonte: http://migre.me/5Sj3n

14 comentários: