sábado, 8 de outubro de 2011

Ciclo da Doença, Sintomas, Profilaxia e Tratamento



Esquema do Ciclo da Doença


  1. Cada proglótide produz gametas masculino e feminino que se fecundam, formando muitos ovos;
  2. As proglótides cheias de ovos se destacam do corpo da tênia e são eliminados com as fezes da pessoa infectada (hospedeiro definitivo);
  3. Os ovos podem contaminar a água ou os alimentos e, se forem ingeridos por bovinos e suínos (hospedeiros intermediários), irão se alojar na carne desses animais, formando larvas chamadas cisticercos (popularmente conhecidos por "canjiquinhas");
  4. Ao comer carne mal cozida de animais infectados, o ser humano ingere cisticercos, que em seu intestino darão origem a tênias adultas, causando a doença chamada: Teníase.
Sintomas: A infestação por tênia provoca sintomas relativamente brandos no hospedeiro, como diarreias, prisão de ventre, insônia e irritabilidade. A pessoa atacada pela verminose é geralmente magra, pois o parasita compete com ela pelo alimento ingerido. Além disso, frequentemente ocorre anemia, acompanhada de indisposição e cansaço, provocados por substâncias tóxicas liberadas pelo verme.


Profilaxia: Para combater a teníase é preciso adotar medidas preventivas que evitem ou reduzam a infestação. Algumas formas de prevenção são:
  • Impedir que os ovos de tênias sejam ingeridos por animais como porcos e vacas, ou que contaminem rios e lagos, no caso de tênias-de-peixe, para isso é preciso construir instalações sanitárias adequadas, com fossas sépticas ou sistemas de esgotos;
  • Evitar comer carne crua ou malcozida, principalmente quando não se conhece a procedência desses alimentos. O cozimento mata a tênia dentro do cisticerco.
  • Saneamento básico, fiscalização, cozimento prolongado, higienização.
      Atualmente o número de pessoas infestadas por tênias tem diminuído graças à maior fiscalização sanitária de matadouros e frigoríficos. É fácil identificar um animal infestado através da análise da musculatura da mandíbula, da língua, do coração e do diafragma, onde há maior incidência de formação dos cisticercos. 


Tratamento: Consiste, principalmente, na aplicação de dose única (2g) de niclosamida. Podem ser usadas outras drogas alternativas, como diclorofeno, mebendazol, etc. Substâncias laxantes são pouco eficazes contra as tênias, principalmente no caso da Taenia solium. A fixação do escólex no intestino é tão eficiente que, muitas vezes, apesar de o verme ser eliminado quase por inteiro, essa estrutura se mantém e origina novas proglótides. Atualmente existem tratamentos eficazes para eliminar os vermes do intestino.


Fontes: AMABIS, José Mariano, 1947. Biologia dos Organismos/ José Mariano Amabis, Gilberto Rodrigos Martho. 2ed. São Paulo: Moderna, 2004.
http://migre.me/5Sj3n
http://migre.me/5SuF7
        

12 comentários:

  1. ola tenho 11 anos sou fraco tenho insonia não tenho diarreia posso ter essa tenia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... Sou medica e minha filha teve teníase e agora está estudando sobre esta doença...
      Procure um médico, pois ela teve os mesmos sintomas que você, inclusive esta conta é dela rsrs por que ainda não tive a minha

      Atenciosamente,Letícia Redwool Marinatto

      Excluir
  2. Vdd tem que se prevenir estou fazendo um trabalho mais ser ve pra vida :)

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Não tem a ver com qual a marca ou selo de qualidade esse germe esta na carne principalmente de porco isso inclui o presunto. cabe a cada um saber se previnír da maneira exata estude mais sobre o assunto estou estudando um caso envolvendo esse assunto te garanto Leonardo Do Nascimento Silva, se vc for bem inteligente como "parece" sem duvidas vai se interessar tanto quanto eu. Caso contrario vc é mais um bobo.

      Excluir
    2. Claro que tem a ver com a marca, quando você compra um alimento que tem um selo de inspeção, eles garante que o alimento é seguro, e pode ser rastreado desde a sua origem até o consumidor final. Existe um controle durante a criação deste animal ou planta para que o mesmo não seja contaminado. Esse é o primeiro passo, o segundo passo e também muito importante é garantir que o manipulador do alimento siga as boas praticas em manipulação de alimentos ou seja faça a antissepsia das mãos e outros procedimentos que devem ser executados em uma cozinha. Mas enfim, considero muito importante que o alimento tenha o selo do SIF OU SIM...

      Excluir
  4. olá , quero saber se essa doença viaja pelo corpo , inclusive para cabeça ?
    obrigada:
    leu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a cisticercose(larva de tenia) pode atingir cérebro, a pele, o olho e o músculo. É uma parasitose muito cuidadosa. Vá urgentemente ao médico e exija exames neurológicos, parasitológicos, clínico e imunológico!

      Excluir
  5. Me chamo Fátima e tenho 49 anos. Estou tendo alguns sintomas estranhos com serio movimentos no intestino como que se estivesse criando um bolo que fica tentando subir para o estomago. Esses movimentos estão se tornando constantes no período noturno o que me esta atrapalhando até no dormir. Estive pesquisando sobre a teniase e vi alguns depoimentos parecidos com meus sintomas. Gostaria de saber qual o melhor tratamento indicado pois, sei que vou ter que ficar em uma fila enorme se contar com rede do SUS. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. sou o kim, tenho uma bateria a circular, no meu corpo a mas de 1o anos, as vezes me prenede o pe, e me pica sempre no braco esquerdo, mas habita constantemente na regiao do estomago, e quando esta a sircular no meu organismo produz uma sencacao de comichao e o mas caricato e que eu sinto a sua movimentacao, ja fiz varias analizes, ja me deram tanta medicao tenta brandar mas nao passa e ja comessou a sircular na minha cabeca, nas narinas e tem me picado por todo corco . preciso da vossa ajuda por favor o que isso.

    ResponderExcluir
  7. eu tenho ese bicho a 14 anos oque eu faço

    ResponderExcluir
  8. É possivel uma tenia matar um ser humano? ela causa algum dano no animal que a ingeriu? o verme pode se regenerar?

    ResponderExcluir